ACTUALIDADE

SITE INTERNACIONAL DE CL

BUSCA

ENCONTROS

O perdão às costas

Paola Bergamini | O ex-terrorista das brigadas vermelhas, Franco Bonisoli, conta o seu caminho: um muro de ideologia rachado por «acentos de humanidade». O abraço do filho de Bachelet, a amizade con Agnese Moro e os bilhetes de um padre «que me quis bem»...  »

MANIFESTO MAIS LIBERDADE, MAIS SOCIEDADE

Comunhão e Libertação Portugal | Arriscamos ajuizar o momento que o nosso país está a viver, indicando algumas hipóteses de trabalho, como contributo para o diálogo que pode construir uma sociedade mais justa. »

BREXIT Europa: a brecha e a oportunidade

A tempestade acabou por chegar. Imprevisível se pensarmos nas ultimíssimas sondagens, mas nem por isso se alargarmos o olhar aos últimos tempos. Por um lado, aquele fardo de medos que, no tempo, se foi tornando cada vez mais pesado (as... »

Barcelona O que é que possibilita uma construção comum?

Nos últimos dias, a Catalunha chegou a uma situação lamentável, que nunca deveria ter ocorrido, resultado de um clima de rotura e confronto que tem vindo a crescer nos últimos anos.

As chaves de leitura com as quais se analisa o presente... »

SIRIA O início da Paz

Anna Leonardi | Tommy Tamras tornou-se no homem que é hoje na noite de 23 de fevereiro de 2015, quando o Isis fez uma incursão na sua aldeia e nos seus vinte anos. Daquele dia recorda tudo com precisão milimétrica: os horários, os movimentos e os pensamentos. A primeira... »

BARCELONA Mais do que nunca é necessário testemunhar o amor à vida que conhecemos



Os atentados das últimas horas na Catalunha voltaram a colocar-nos diante dos olhos, com muita dor, a violência nihilista que despreza a vida. O nosso olhar dirije-se, em primeiro lugar, às vítimas mortais, aos feridos e seus... »

Atualidade Ainda acreditamos na beleza desarmada da fé?

John L. Allen Jr. e Ines San Martin | (...)
As pessoas não podem viver sem um significado, e se o vazio permanecer acabaremos por gerar pessoas que, mais cedo ou mais tarde, sofrerão a tentação da violência... em casa, no trabalho, e de algum modo acabarão no terrorismo. O problema é... »

POESIA «EM TODAS AS COISAS FUI SEMPRE ATÉ AO FUNDO»

Marco Dalla Torre | «Rebora aflorou a poesia contemporânea, mas as suas raízes estão na poesia mística que não conhece tempo nem estação. Vai portanto ter leitores mesmo quando grande parte da poesia actual permanecer ignorada nas prateleiras das bibliotecas». É talvez... »

NICE Por que vale a pena viver?

As dezenas de mortos e feridos de Nice. Um outro acto de terrorismo, o enésimo, depois de Paris, Bruxelas, Daca… Propomos o comentário do Padre Julián Carrón depois dos ataques parisienses em Novembro último. Palavras... »

MIGRANTES «Olhá-los nos olhos é a chave de tudo»

Paolo Perego | Centenas de mortos. Outra vez. Mas a tragédia de sábado passado «estava anunciada». Fala Carla Trommino, advogada de Siracusa que desde 2013 se ocupa dos menores que desembarcam na Sicília. »

PELAS VIAS DO IMÉRIO E da misericórdia nasceu um facto que espantou o mundo

Francesco Braschi* | Uma das formas mais simples e realistas que assumia - e assume – uma vida que tem como origem a misericórdia recebida é a prática da caridade. E desde que a Igreja existe, esta sempre se exprime também na forma extremamente humilde e concreta da colecta... »

Fé e Liberdade A verdadeira liberdade está em conhecer o caminho, fincar os pés e avançar

Saúdo o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e a organização do Estoril Political Forum, que celebra este ano um quarto de século. Nos últimos anos, tenho tido gosto em estar convosco, pelo desejo que reconheço... »

Créditos / © Taprobana Associação Cultural, R. Mouzinho da Silveira, 27-5ºD 1250-166 LISBOA Tel. +351 213 590583 cl@taprobana.pt
© Fraternidade de Comunhão e Libertação para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón