ACTUALIDADE

SITE INTERNACIONAL DE CL

BUSCA

O número

OK, o digital transforma o trabalho, mas como?

Giorgio Vitadini* | Realidade aumentada, robotização e evoluções tecnológicas. Se a palavra chave é “interligação” e não automação... »

MANIFESTO MAIS LIBERDADE, MAIS SOCIEDADE

Comunhão e Libertação Portugal | Arriscamos ajuizar o momento que o nosso país está a viver, indicando algumas hipóteses de trabalho, como contributo para o diálogo que pode construir uma sociedade mais justa. »

BREXIT Europa: a brecha e a oportunidade

A tempestade acabou por chegar. Imprevisível se pensarmos nas ultimíssimas sondagens, mas nem por isso se alargarmos o olhar aos últimos tempos. Por um lado, aquele fardo de medos que, no tempo, se foi tornando cada vez mais pesado (as... »

Natal 2017 O anúncio de salvação. O Natal de Jesus é mesmo para todos, sem excluir ninguém

Julián Carrón | 

NATAL 2017 Manifesto de Natal do CL 2017

Uma «história concreta é a chave da conceção cristã do homem, da sua moralidade, na sua relação com Deus, com a vida, com o mundo. A nossa esperança está em Cristo, naquela Presença que, por mais distraídos e esquecidos, já não conseguimos arrancar -... »

ENCONTROS O perdão às costas

Paola Bergamini | Setembro de 1974. Numa rusga dos carabinieri são detidos Renato Curcio e Alberto Franceschini, chefes das Brigadas Vermelhas. Um acontecimento que representa um abanão para a organização terrorista, ao ponto de, alguns dias depois, Mara Cagol,... »

Barcelona O que é que possibilita uma construção comum?

Nos últimos dias, a Catalunha chegou a uma situação lamentável, que nunca deveria ter ocorrido, resultado de um clima de rotura e confronto que tem vindo a crescer nos últimos anos.

As chaves de leitura com as quais se analisa o presente... »

POESIA «EM TODAS AS COISAS FUI SEMPRE ATÉ AO FUNDO»

Marco Dalla Torre | «Rebora aflorou a poesia contemporânea, mas as suas raízes estão na poesia mística que não conhece tempo nem estação. Vai portanto ter leitores mesmo quando grande parte da poesia actual permanecer ignorada nas prateleiras das bibliotecas». É talvez... »

NICE Por que vale a pena viver?

As dezenas de mortos e feridos de Nice. Um outro acto de terrorismo, o enésimo, depois de Paris, Bruxelas, Daca… Propomos o comentário do Padre Julián Carrón depois dos ataques parisienses em Novembro último. Palavras... »

MIGRANTES «Olhá-los nos olhos é a chave de tudo»

Paolo Perego | Centenas de mortos. Outra vez. Mas a tragédia de sábado passado «estava anunciada». Fala Carla Trommino, advogada de Siracusa que desde 2013 se ocupa dos menores que desembarcam na Sicília. »

PELAS VIAS DO IMÉRIO E da misericórdia nasceu um facto que espantou o mundo

Francesco Braschi* | Uma das formas mais simples e realistas que assumia - e assume – uma vida que tem como origem a misericórdia recebida é a prática da caridade. E desde que a Igreja existe, esta sempre se exprime também na forma extremamente humilde e concreta da colecta... »

Entrevista A LIBERDADE DE TER PERGUNTAS

Fernando de Haro | Pilar Rahola é conhecida na Catalunha e no resto da Espanha como comentadora televisiva, jornalista e escritora. Dirigente da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha), durante sete anos deputada em Madrid, abandonou a militância política há alguns anos.... »

Créditos / © Taprobana Associação Cultural, R. Mouzinho da Silveira, 27-5ºD 1250-166 LISBOA Tel. +351 213 590583 cl@taprobana.pt
© Fraternidade de Comunhão e Libertação para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón