ACTUALIDADE

SITE INTERNACIONAL DE CL

BUSCA

CARTAS

A vida é segui-Lo

"Se não fosse teu, Cristo meu, seria um navegante falhado, seria uma alma morta” – D. Giussani »

MANIFESTO MAIS LIBERDADE, MAIS SOCIEDADE

Comunhão e Libertação Portugal | Arriscamos ajuizar o momento que o nosso país está a viver, indicando algumas hipóteses de trabalho, como contributo para o diálogo que pode construir uma sociedade mais justa. »

BREXIT Europa: a brecha e a oportunidade

A tempestade acabou por chegar. Imprevisível se pensarmos nas ultimíssimas sondagens, mas nem por isso se alargarmos o olhar aos últimos tempos. Por um lado, aquele fardo de medos que, no tempo, se foi tornando cada vez mais pesado (as... »

Histórias Se aquilo que procuras existe

Anna Leonardi | «Muita observação» é o must have de todos os investigadores. Mas ele sabe que não é fácil saber olhar. Ao microscópio e a olho nu. E sabe também que as maiores surpresas da vida chegam assim. A custo até de mudanças repentinas. Por isso, é a... »

Histórias A grande certeza

Alessandra Stoppa | Enzo Roccaforte, nascido em 1973, é um autêntico italiano da Sicília, casado com Alida e polícia. Já desde pequeno fascinava-o ver o seu irmão, 10 anos mais velho, ao volante do carro patrulha pelas ruas de Agrigento. Sentia que aquela era uma vida para... »

Histórias A voz no deserto

Alessandra Stoppa | Quando Silvia começa a escrever o seu diário, Giacomo está na sua barriga, ainda pequeno e sem cérebro. Ela acompanhava-o no seu desenvolvimento, mesmo sabendo que ele não poderia viver por muito tempo. Uma das frases mais bonitas que escreveu no... »

Política A política, dimensão essencial da convivência civil

A praça é um lugar emblemático, no qual as aspirações dos indivíduos se confrontam com as exigências, as expectativas e os sonhos de todos os cidadãos; onde os grupos particulares tomam consciência de que os seus desejos devem ser harmonizados com os da... »

POESIA «EM TODAS AS COISAS FUI SEMPRE ATÉ AO FUNDO»

Marco Dalla Torre | «Rebora aflorou a poesia contemporânea, mas as suas raízes estão na poesia mística que não conhece tempo nem estação. Vai portanto ter leitores mesmo quando grande parte da poesia actual permanecer ignorada nas prateleiras das bibliotecas». É talvez... »

NICE Por que vale a pena viver?

As dezenas de mortos e feridos de Nice. Um outro acto de terrorismo, o enésimo, depois de Paris, Bruxelas, Daca… Propomos o comentário do Padre Julián Carrón depois dos ataques parisienses em Novembro último. Palavras... »

MIGRANTES «Olhá-los nos olhos é a chave de tudo»

Paolo Perego | Centenas de mortos. Outra vez. Mas a tragédia de sábado passado «estava anunciada». Fala Carla Trommino, advogada de Siracusa que desde 2013 se ocupa dos menores que desembarcam na Sicília. »

PELAS VIAS DO IMÉRIO E da misericórdia nasceu um facto que espantou o mundo

Francesco Braschi* | Uma das formas mais simples e realistas que assumia - e assume – uma vida que tem como origem a misericórdia recebida é a prática da caridade. E desde que a Igreja existe, esta sempre se exprime também na forma extremamente humilde e concreta da colecta... »

Histórias Pankaj Mishra. A raiva não é suficiente

Giuseppe Pezzini | Encontramos Pankaj Mishra num clássico pub ao norte de Londres, onde vive com a família nos breves períodos em que os seus compromissos de escritor e jornalista não o levam a girar pelo mundo. O seu último livro, Tempo de Raiva, recentemente traduzido em... »

Créditos / © Taprobana Associação Cultural, R. Mouzinho da Silveira, 27-5ºD 1250-166 LISBOA Tel. +351 213 590583 cl@taprobana.pt
© Fraternidade de Comunhão e Libertação para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón